Elis Regina se foi há 25 anos e deixou um sentimento de perplexidade que persiste. Como uma voz e um talento tão exuberantes puderam se calar tão cedo, aos 36 anos?
Este sentimento foi se transformando em saudade, e a saudade aos poucos foi sendo substituída por uma presença crescente da sua música, ouvida e cultuada por legiões de admiradores , novos e antigos.
Este box com três DVDs mostra a cantora em grandes momentos de sua carreira. Recupera e disponibiliza interpretações históricas, agora acessíveis a quem se interessa pelo melhor da música brasileira. Revela uma cantora única, no auge da sua criatividade.
Elis um dia disse que não queria envelhecer cantando, não gostava desta idéia. O destino e a sua obra gravada em áudio e vídeo conspiraram para que ela permaneça para sempre com 36 anos, bonita no rosto, na voz e no sentimento. Eterna.
DVD 1 - Na batucada da vida
O difícil começo de carreira em Porto Alegre não foi diferente das histórias dos demais membros dessa confraria a qual Elis pertencia: a das pessoas determinadas a vencer. Ela tinha talento, sabia do seu valor e só precisava enfrentar o mundo com coragem e determinação. Foi o que fez. O resultado todos conhecem e está neste DVD. Um registro único de interpretações memoráveis de Elis, incluindo a canção de Ary Barroso que ela aprendeu com Tom Jobim e que dá nome ao DVD.
DVD 2 - Doce de Pimenta
Ela confundia a todos. A primeira impressão logo se desvanecia e quem se aproximava se surpreendia. Não se sabe se o fazia por "boniteza ou por precisão", como dizia Guimarães Rosa. Mas a verdade é que os estereótipos desmoronavam quando ela acolhia os seus eleitos. E as revelações se sucediam. Atrás daquela voz suavemente aguda e afinada se escondiam tons graves que poucos conseguiam atingir. Atrás da origem humilde, uma sensibilidade e uma inteligência incomuns. A técnica irrepreensível era outro disfarce: Elis era pura emoção. E cantar não era o objetivo final, ela queria mesmo era fazer as pessoas felizes. Mas foi Rita Lee quem desmoralizou o clichê recorrente, a pimentinha era na verdade uma doce figura. O DVD "Doce de Pimenta" homenageia Elis e constrói um retrato singelo da trajetória da nossa cantora maior.
DVD 3 - Falso Brilhante
Elis era completa, tinha os atributos que diferenciam os simples artistas das estrelas, categoria a qual pertencia. Ela conseguia encantar as pessoas nos discos, nos shows e no vídeo. A sua musica sempre estava associada ao palco, que era um espaço que dominava com maestria. E ao longo de sua carreira eles se abriam para ela passar, majestosa. Foi assim no auditório da Radio Farroupilha, de Porto Alegre, no Beco das Garrafas, no Rio, no Teatro Paramount e no programa "O Fino da Bossa", da TV Record em São Paulo. Vieram depois o Olympia de Paris, o Festival de Montreaux e tantos outros palcos internacionais.
Este DVD mostra a artista em momentos mágicos de sua relação palco e platéia. O Teatro Bandeirantes foi seu ultimo reduto. Ali ela brilhou em vida com o seu maior sucesso em teatro, o show Falso Brilhante, que também está presente e dá nome a esta obra. Ali seu corpo foi velado e seu público foi encontrá-la pela última vez, agora para a despedida.
Assista aqui ao comercial do lançamento. Veja também o vídeo teaser.
Nenhum comentário:
Postar um comentário