sábado, 14 de julho de 2007

Kiko e Lucynha em "Bossa Nova Para Crianças"

http://www.culturaniteroi.com.br/images/imprensa/Bossa%20Nova%20para%20Crian%E7as.jpg


15/07 - CULTURA NA PRAÇA APRESENTA O SHOW BOSSA NOVA
PARA CRIANÇAS

O show "Bossa Nova para Crianças" é a atração do projeto Cultura na
Praça, que acontece no dia 15 de julho (domingo), às 10 horas, no Horto do Fonseca. A apresentação é fruto de um projeto do pianista Kiko Continentino e da cantora Lucynha, na qual a dupla faz um passeio no tempo apresentando bossas e algumas canções "primas", como choro e o samba-canção, de forma lúdica. O projeto Cultura na Praça integra o Cultura para Todos que é promovido pela Secretaria de Cultura de Niterói/Fundação de Arte de Niterói e o evento tem entrada franca.

Segundo Kiko e Lucynha, a idéia é apresentar não só as canções mais clássicas da bossa nova, como também algumas músicas que influenciaram o gênero e outras que surgiram depois. Com isso, o passeio musical vai de Ernesto Nazaré, com letra de Vinícius em Odeon, depois encontra Tom Jobim, Menescal, João Gilberto, Carlos Lyra e João Donato. O show será como uma aula de música, mas sem a pretensão de ensinar. É só ouvir, cantar e viajar...

Juntos, o pianista e a cantora perceberam o quanto este gênero da música brasileira é passível de ser assimilado pelas crianças e o quanto de riqueza cultural e artística pode trazer a este público. O jeito mansinho de cantar, as melodias suaves, delicadas e, às vezes tortas, fazem o ouvido acordar para novos acordes. O ritmo complexo, parente do samba e do choro faz voltar no tempo da vovó, faz prestar atenção na letra, na batida, nos compassos. "É como brincar de esconder", definem.


SOBRE KIKO CONTINENTINO

Kiko tem 37 anos, é pianista, tecladista e compositor. Atualmente, trabalha como instrumentista, arranjador e produtor musical. Começou a tocar cedo e aos 15 já se apresentava profissionalmente no Pianíssimo Studio Bar, casa noturna que marcou época em Belo Horizonte, e que era administrada por seu pai, Mauro Continentino, e Marisa Gandelman. Desde então, Kiko vem solidificando uma brilhante carreira.

Há dez anos ele integra a banda de Milton Nascimento , desde o show "Tambores de Minas", do qual também assina todas as faixas do CD ao vivo. No último disco de Milton, "Pietá", Kiko teve duas músicas suas incluídas (com letras de Milton) e participou ativamente dos arranjos.

Realizou inúmeras turnês com Milton pelo Japão, América do Sul, Caribe, Estados Unidos, África e Europa, onde tocou no " Montreaux Jazz Festival". Participou dos shows do cantor com Caetano Veloso, Fito Paes, Marisa Monte, Lô Borges e Ana Carolina. Está finalizando com Milton Nascimento e músicos da banda, as partituras do song book oficial do cantor, com mais de 300 composições.

Foi convidado a compor o "Quarteto Jobim Morelenbaum" (substituindo Daniel Jobim) e participou de shows por todo o País e no Exterior. O músico contabiliza ainda trabalhos com outros grandes nomes da MPB, como Gilberto Gil, Caetano Veloso, Jane Duboc, Djavan, Fernanda Abreu, Emílio Santiago, João Bosco, Claudio Zoli, Dalto, Ivete Sangalo e Seu Jorge. Apresentou-se no "Hollywood Rock" (1994) com Fernanda Abreu e no "Rock in Rio" (2001) com Milton Nascimento e Gilberto Gil .

Com seus irmãos, Jorge e Alberto Continentino, formou o grupo instrumental "ContinenTrio", que toca composições e arranjos dos três, com uma concepção arrojada e experimental. A banda se apresentou em vários espaços por todo o país e recebeu o prêmio " Pró-Música" de melhor grupo instrumental mineiro em 2000. Em 2003, o trio lançou o primeiro CD.

Recentemente, Kiko concluiu o CD "Lume", em trio com Chico Batera e Luiz Alves , com participação especial de Chico Buarque, lançado pelo selo Biscoito Fino. Esse trabalho tem duas composições escritas por Kiko. Também gravou, pela Guanabara Discos, o "Sambajazz Trio", com Luiz Alves e Clauton "Neguinho" Sales. Nesse trabalho, Kiko assina quatro composições.

No seu primeiro disco solo instrumental, "O Pulo do Gato", gravado pela Niterói Discos, Kiko mostra uma visão ampla de vários estilos que compõe o seu universo sonoro. Com uma sonoridade moderna, passeia pelo jazz, samba, soul e funk com muito swing e competência. Utilizando instrumentos como Fender Rhodes, Hammond e piano acústico em contraponto com teclados digitais e samplers, ele consegue integrar arranjos ora sofisticados e elegantes, ora ousados e dissonantes, unindo a estes elementos a combustão espontânea da improvisação jazzística.


SOBRE LUCYNHA

Lúcia Lima, a Lucynha, tem 36 anos, nasceu em São Paulo, mas há nove anos mora em Niterói. Trabalha como professora de musicalização infantil, com grupos de crianças e também adolescentes, além de ministrar aulas de canto popular. Também é regente coral, especialista em vozes infantis, canta no grupo "Samba Jazz Orchestra" e tem um duo com o pianista e compositor Kiko Continentino, no qual canta música brasileira, com influências do jazz, choro e samba-canção.

Licenciada em Educação Artística (habilitação em Música) , pela Unesp e Canto Popular, pela ULM/Tom Jobim, ela uniu experiências da dança e teatro e criou uma técnica própria, tanto para aulas de canto e coral, como para musicalizar. É adepta do canto gregoriano e renascentista, pela sua suavidade e semelhança com o canto popular.

Seu trabalho como educadora também é "recheado" de influências da percussão corporal e vocal, danças folclóricas, histórias, parlendas, versos e trava línguas da cultura popular brasileira. Considera-se uma seresteira nata e amante de todos os sambas, principalmente os antigos.


MÚSICA NA PRAÇA – BOSSA NOVA PARA CRIANÇAS
Data: 15 de julho
Horário: 10 horas
Local: Horto do Fonseca
Endereço: Alameda São Boaventura, 770, Fonseca
GRATUITO


Secretaria de Cultura de Niterói/Fundação de Arte de Niterói
Tel.: 2621-5050 ramais 208 e 227
Assessoria de Comunicação:
Luciana Jacques
Mariana Pache
Pâmela Souza

Um comentário:

Rose disse...

Oi, temos um projeto aqui em Sepetiba numa escola pública chamado café literário. Nesse ano trabalharemos Bossa Nova. A Angela da comunidade BN no orkut me disse que vcs tem um trabalho bacana. Gostaria de mais informações, sobre repertório. O que vcs acham que faria sucesso com pré-adolescentes e adolescentes?